domingo, 23 de maio de 2010

Para assistir antes de morrer


SEM DESTINO (EASY RIDER)

Este é um clássico dos anos 60 que marcou toda uma geração, com sua inesquecível trilha sonora que conta com músicas de Bob Dylan e Jimi Hendrix. Sem destino mostra como poucos filmes mostraram a contra cultura dos anos 60 sem nenhuma censura, misturando drogas, sexo e política. Jack Nicholson, o George Hanson, em sua primeira indicação ao Oscar ( foda esse cara) viaja com Peter Fonda, ou Billy como queira, e Dennis Hopper, vulgo Wyatt,  neste filmaço que foi eleito pela Time como um dos dez mais importantes filmes da década.
Este filme trata o tema liberdade de uma forma única e mostra além de tudo como o homem fala e sonha com A liberdade, mas tem medo de vivenciá-la, trata-a como algo utópico, inalcançável e ainda critica e é intolerante com aquelas pessoas que tem coragem de vivê-la.
A verdade é que vivemos em uma sociedade preconceituosa, que repudia tudo aquilo que é diferente, que não se encaixa em seus padrões e exclui, diminui e pune severamente as pessoas que não aceitam compactuar com seus estereótipos.
Quando eu era Punk, eu sofri muito preconceito, vivi na pele o que é isso e sei o quanto as pessoas podem julgar e excluir as outras, embora conheçam seu caráter, porque o que importa é quem você parece ser e não quem você é. Infelizmente só as pessoas que possuem poder são ouvidas neste mundo e quando você opta por viver de forma simples, ninguém te esculta, nem te leva a sério, embora os maiores mau-caráters estejam trajando terno e gravata.
Me sinto feliz quando os "com-língua" , os grandes astros da música, do cinema, da política e etc, resolvem tomar uma atitude e conscientizar as pessoas através do seu trabalho e não contribuir para a alienação imperante desse mundinho pop e despresível da nova geração. E foi esse o caso do Dennis Hopper que nos deu Easy Rider (Sem Destino) que emociona e provoca reflexão e indignação em milhões de espectadores ao redor do mundo até hoje, mais de 40 anos depois.
Portanto, se você não assistiu ainda, ASSISTA, esse filme vai mudar sua visão sobre muita coisa...